segunda-feira, 21 de julho de 2014

Minha história com os bolos

Uma receita com História 
ou a História da receita

A artista


Era uma vez...
...a história de uma menina normal mas sonhadora
e foi esta característica que fez a diferença em sua história 
que foi contada no último aniversário da artista, 
dia 02 de fevereiro de 2014.

Confira tudo de pertinho:
Convite
Discurso da Aniversariante

Nas agradáveis tardes de Belo Horizonte com clima ameno de cidade jardim, as mulheres se reuniam numa sociedade nada secreta. O motivo principal: interceder por suas famílias, amigos, igreja... Aos poucos uma a uma iam adentrando e inundando o ambiente com um clima de amizade, companheirismo e cumplicidade. O grupo era homogêneo somente na vontade de ajudar ao próximo e na intenção de apresentar a Deus as necessidades da comunidade.
        Cada uma trazia nas mãos o fruto de suas habilidades. Bolos, tortas, toalhas bordadas para a santa ceia, arranjos de flores para enfeitar o templo, histórias, sorrisos, amores.
        Tia Olivia, mãe de nove filhos, com a corcunda já pesada pelo peso da idade e das histórias que carregava, vinha com sua assadeira retangular nas mãos, coberta pelo pano de prato alvejado e reluzente de alva candura. Com risinho fino e voz anasalada beijava a todos, amava beijos e todas eram presenteadas com este carinho.
        Ao final das orações era hora do “social” como elas nomearam. Hora de experimentar as delícias preparadas com zelo e dedicação. E lá estava o bolo com textura agradável, com a quantidade certa de cobertura molhada que completava o sabor perfeito do bolo de casa de avó, feito pelas mãos entortadas de artrose da tia Olivia.
        A receita do bolo, que encantava a todos, passou com simplicidade das anotações informais para os livros de receita daquela geração de mulheres, que começaram a repetir em suas casas e a dar fama ao bolo feito pela tia Olívia. Do caderno da minha avó paterna para minha mãe até que chegou a minha vez.
        Aos oito anos, com cabelos loirinhos e rostinho tomado pelo sorriso da confiança depositada em mim, minha mãe Patrícia deu a permissão: assumir o fogão pela primeira vez. A receita escolhida?  Meu bolo preferido, experimentado e degustado ao longo da minha infância. O bolo que ficou nomeado, e honra a memória de sua idealizadora: “Bolo Tia Olívia”.
        Era hora de começar, e sem ter a intenção minha mãe despertou em mim meu maior dom, minha paixão: a culinária de doces e bolos. Depois desta, vieram outras receitas. Algumas queimaram, agarraram, encroaram (que palavra mineira!!!) outras foram elogiadas, deliciadas, solicitadas, apreciadas.
        Receitas e cursos entraram e saíram da minha história, porém este bolo formou minha memória gustativa e hoje com toque gourmet ainda lembro minha infância a cada receita executada com apreço e dedicação.
        Quero presentear você, minha convidada com esta relíquia de família, a receita do primeiro bolo executado por mim, o Bolo Tia Olivia.
        Não somente cole em seu caderno de receitas ou deixe no fundo de uma caixa de recortes. Faça esta receita ganhar asas, ensine as suas filhas e netas, e porque não aos netos também? Passe para a próxima geração a sabedoria de cozinhar e conviver ao lado do calor do forno, de trocar conhecimentos no frescor da água da pia, estabelecer confiança e amizade na beirada do fogão. Aproveite esta oportunidade para criar raízes profundas que sustentem sua família e criem outras receitas que vão sobrepor às dificuldades e estabelecer novas histórias como esta!
Com carinho,
Lidia Dias

O Atelier 















Receita do Bolo da Tia Olívia


  



Os amigos de caminhada

A artista criando...




Tudo pronto e os parabéns do seu amado príncipe 
e dos amigos presentes.

...e foram todos felizes para sempre!

Fotos - Tia Coruja
www.tiacorujafotografia.com

Obrigada por sua atenção e se quiser contar a sua história, nos envie e vamos fazer a sua festa.
Contato: atendimento@ldpartydesigner.com.br

Com carinho
Equipe Lidia Dias













Nenhum comentário:

Postar um comentário